Blog

Aplicação| Osmolalidade nas bebidas isotônicas

Bebidas isotônicas: como verificar se estão conforme a regulamentação?

Nos últimos anos as bebidas isotônicas se tornaram mais e mais populares. Quase todas as bebidas já estão disponíveis na versão isotônica. Mas o que quer dizer isotônico e quais os seus benefícios? Como pode ser verificado que as bebidas são realmente isotônicas? Você já ouviu falar de osmolalidade?

Todos os líquidos que contêm substâncias como minerais, hidratos de carbono ou proteínas têm uma pressão osmótica. Ser isotônico ou isosmótico quer dizer que o líquido tem a mesma pressão osmótica do sangue humano. Esta característica permite uma ingestão acelerada de sal e açúcares da bebida, o que resulta numa recuperação mais rápida após a atividade esportiva. Uma maneira rápida e fácil de verificar quantas moléculas osmoticamente ativas estão dissolvidas num líquido é determinando a sua osmolalidade.

Se você quer saber mais detalhes sobre a teoria da osmolalidade, tem uma explicação bem didática nesses 2 posts:

A osmolalidade é uma medida geral para o número de moléculas e é comumente dada em mOsmol/kg de solvente. Uma bebida isotônica é definida como tendo uma osmolalidade de 300±10% mOsmol/kg. Estes valores-limite são, por exemplo, fixados pela Autoridade Europeia
para a Segurança dos Alimentos, a EFSA [1].

Resultados

Foram medidas as osmolalidades de seis diferentes amostras de bebidas isotônicas e não-isotônicas, utilizando- se o osmômetro K-7400S da KNAUER, que correlaciona o abaixamento do ponto de congelamento com a osmolalidade.
O osmômetro foi calibrado em uma faixa de 0-850 mOsmol/kg para amostras isotônicas e em uma faixa de 0-2000 mOsmol/kg para bebidas não isotônicas, respectivamente.
Dez réplicas foram medidas para cada amostra usando um volume de amostra de 150 μL. O diagrama da figura 2 mostra os valores médios de osmolalidade para as amostras isotônicas, juntamente com os limites da EFSA.
As bebidas não isotônicas têm uma osmolalidade muito mais elevada. Para amostras de cafeína contendo refrigerante e cerveja foram determinadas osmolalidades de 644 mOsmol/kg e 1008 mOsmol/kg, respectivamente.

Veja a aplicação completa clicando no link da figura abaixo:

Micro-Osmômetro Semi-Micro
Ponto de congelamento

A KNAUER é um dos pioneiros no campo da osmometria no mundo. Por décadas é reconhecido por seus instrumentos confiáveis e fáceis de usar. Nosso mais novo equipamento de medição de ponto de congelamento, o Osmômetro K-7400S, permite a determinação fácil e rápida da osmolalidade de várias soluções aquosas. Além disso, a depressão do ponto de congelamento de tais amostras pode ser medida.
A combinação de tecnologia de determinação do ponto de congelamento e design robusto e inteligente permite medições rápidas e reproduzíveis. O instrumento é equipado com um cooler peltier e um microprocessador integrado que controla a medição automatizada.

Você quer aprender mais sobre osmometria? Conheça o produto em detalhes.

Uncategorized