Blog

Como é medida a pressão osmótica em um Osmômetro?

A pressão osmótica

A pressão osmótica em uma solução é proporcional à depressão do ponto de congelamento dessa solução. Uma solução aquosa, com uma pressão osmótica correspondente a uma solução padrão de 1 Molal, congela a -1.858°C. Uma solução aquosa com este ponto de congelamento tem uma concentração de 1 Osmol/kg.

Para efetuar uma medição, a solução da amostra é resfriada primeiro sem agitação. Até a água pura pode ser super-resfriada a cerca de -5 a -8°C sem que o congelamento ocorra. O congelamento é iniciado pelo início da agitação de um fio a uma temperatura determinada. A temperatura atinge o ponto de congelamento, 0°C no caso de água pura.

 

Água pura

Solução aquosa

Pressão osmótica - agua pura

Funcionamento do Osmômetro

O ponto de congelamento de uma solução aquosa é inferior a 0°C. A depressão do ponto de congelamento ΔT é uma medida da osmolalidade da solução. Pode ser lido diretamente a partir do display do Osmômetro apresentado em mOsmol/kg. Durante uma medição, a temperatura real é exibida. O dispositivo detecta a temperatura máxima atingida, o armazena e, se a cristalização ocorreu satisfatoriamente, exibe o resultado. Depois de terminar a medição, o frasco de amostra é aquecido até 20°C (temperatura padrão do dispositivo). O cabeçote de medição pode permanecer no seu lugar antes e depois da medição, pelo tempo que se desejar.

 


⇒ Precisando relembrar os conceitos de OSMOSE?

Saiba mais sobre o novo Osmômetro Knauer, o K7400S


Artigos relacionados:

Equipamentos para laboratório, Osmômetro