Blog

Aplicação| Osmolalidade nas soluções de infusão

Você quer conhecer uma pesquisa de osmolalidade que fizemos no laboratório de aplicações da Knauer com diversas soluções fisiológicas de cloreto de sódio e soluções de diversas concentrações de glicose? Confira essa aplicação de osmometria!

Teoria da Osmolalidade

A osmolaridade é uma medida geral da concentração de partículas em um soluto. Ela não depende da natureza das moléculas, mas apenas do seu número. Dessa forma, uma solução de dois molares de uma molécula não ionizável (A) tem a mesma osmolalidade que uma solução de um molar de um sal totalmente ionizável composto por dois íons (B). A osmolalidade de uma solução é a mesma, mesmo quando as moléculas variam em forma (C), bem como em tamanho (D). Portanto, todas as soluções contendo o mesmo número de partículas osmoticamente ativas – independentemente de suas propriedades químicas – exibem a mesma osmolalidade.

Osmolalidade do ponto de congelamento

O princípio de medição do Osmômetro Semi-micro K-7400S é baseado na propriedade coligativa da depressão do ponto de congelamento. Se um soluto é adicionado a um líquido, isso resulta em um ponto de congelamento diminuído da solução. A depressão é 1,885 K por 1 mole de composto idealmente resolvido em um litro de água. Este efeito depende apenas do número de partículas no líquido e não das propriedades físicas ou químicas dos solutos. Devido a esta correlação linear, a osmolalidade de uma amostra pode ser determinada medindo precisamente seu ponto de congelamento.

medida de osmolalidade

Controle de qualidade de soluções farmacêuticas pela determinação da osmolalidade

A osmolalidade das soluções utilizadas no campo clínico e farmacêutico é uma questão importante que requer acompanhamento regular. Isso se aplica não só para as soluções de infusão, como também as soluções para uso externo, como colírios e soluções de enxágue. Elas devem ser isotônicas para garantir o bem-estar físico dos seres humanos. Neste estudo, a osmolalidade das soluções farmacêuticas comercialmente disponíveis foi determinada utilizando o Osmômetro Semi-micro KNAUER K-7400S.

Para acessar o estudo realizado com detalhes da aplicação, clique aqui.

osmolalidade soluçao glicose

Micro-Osmômetro Semi-Micro

Ponto de congelamento

A KNAUER é um dos pioneiros no campo da osmometria no mundo. Por décadas é reconhecido por seus instrumentos confiáveis e fáceis de usar. Nosso mais novo equipamento de medição de ponto de congelamento, o Osmômetro K-7400S, permite a determinação fácil e rápida da osmolalidade de várias soluções aquosas. Além disso, a depressão do ponto de congelamento de tais amostras pode ser medida.
A combinação de tecnologia de determinação do ponto de congelamento e design robusto e inteligente permite medições rápidas e reproduzíveis. O instrumento é equipado com um cooler peltier e um microprocessador integrado que controla a medição automatizada.

Você quer aprender mais sobre osmometria? Conheça o produto em detalhes.

 

Artigos relacionados:

Aplicação, Equipamentos para laboratório, Osmômetro ,