Blog

Qualidade tem a ver com pessoas

É isso mesmo que descobrimos:

Para que a DCtech tivesse um sistema de gestão da qualidade eficaz e eficiente, precisaríamos trabalhar na cultura de qualidade. E começando pela Alta Direção, e depois com cada colaborador.

Iniciamos no final de 2015 um intenso investimento (tempo e dinheiro). Comunicação e discussão de praticamente tudo com todos os nossos colaboradores, em todos os níveis e cargos. Reescrita da missão, a visão e os valores da empresa. Apresentação de resultados. Metas para 2016. Estratégias. Planos de ação.

Ao longo de 2016, a implementação da nossa cultura da qualidade foi baseada no famoso livro de Stephen Covey, “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”. Uma sexta-feira no mês dedicada a cada hábito, com discussão e dinâmicas entre todos os colaboradores. A cada hábito que iniciávamos, uma mudança na infraestrutura da DCtech.

Ambiente

Começamos por destruir baias, sumir com os gaveteiros fechados a chaves, divisões por departamentos. As mesas foram substituídas por placas de madeira laqueada branca sem divisórias, a não ser 10cm de acrílico. Acima das mesas colocamos nichos abertos, à frente das mesas, placas de vidro jateado com canetas próprias para que brainstorms pudessem ser realizados. Um painel com nossas palavras chaves (cooperação, superação, trabalho em equipe, qualidade), juntamente com motivos esportivos e de equipes de trabalho, bem colorido, foi colocado em 12 metros de parede. Um enorme painel com o logo em acrílico foi colocado do outro lado, onde também foi montado um pequeno centro de convivência com sofá e poltrona ao invés de uma mesa de reunião. A copa foi inteiramente remodelada, os banheiros atualizados. O ambiente grita agora transparência, eficiência, colaboração, organização.

Tudo isso em tempos de crise e prejuízo, com um resultado 25% abaixo do budget. Loucura? Não de onde olhamos. Estávamos nos preparando para a retomada, investindo no que temos de mais importante: nossa equipe. Para 2016, nosso ousado objetivo foi definido como: “Estratégias da empresa comunicadas, entendidas e incorporadas por 100% dos nossos colaboradores”. Queríamos que eles entendessem nossa cultura, a virada que queríamos dar na nossa empresa.

Resultados

Começou 2017. Através de uma pesquisa anônima respondida por todos, percebemos que nosso objetivo de 2016 tinha sido atingido. Cada um entendia as diretrizes, a cultura e o rumo da empresa. Mas eles não entendiam como eles, no seu trabalho, no seu dia-a-dia, poderiam contribuir para chegarmos lá. Esse seria o objetivo de 2017.

A Adelita Freire (nossa responsável pelo RH) e eu, depois de muita discussão, decidimos continuar a linha de Stephen Covey e seguir com “O 8o. Hábito, da eficácia à grandeza”. Para o 1o. semestre, estruturamos 4 workshops, um para cada inteligência (QI, QE, QFe QS), através dos quais cada colaborador iria entender até o seu nível como se alinhar com os objetivos e estratégias da empresa. Para o 2o. semestre, estamos preparando um trabalho para que 100% dos nossos colaboradores sejam desenvolvidos em líderes. Ousado? Até aqui nossa ousadia tem compensado.

Liderança

Fechamos em junho o último workshop. Vejam abaixo nossa estratégia:

  1. Visão (QI). Tudo é criado duas vezes, primeiro na sua mente, depois na prática. Cada departamento teve como tarefa definir a sua visão, a partir da visão da DCtech.
  2. Disciplina (QF). O sacrifício de fazer o que for necessário para concretizar a visão. Da visão criada, gerar um plano de ação detalhado, com métricas definidas para medir seu progresso (milestones).
  3. Paixão (QE). Quando podemos dedicar-nos a um trabalho que junte uma necessidade, nosso talento e nossa paixão, descobrimos novas forças. Cada colaborador, conforme sua paixão, iria assumir sua participação no plano de ação criado no seu departamento, datas limite seriam estabelecidas.
  4. Consciência (QS). Há um conjunto de valores que transcende culturas, é atemporal, que está acima de épocas e é auto-evidente. Cada área iria escrever valores específicos para sua área ou função, a partir do Código de Ética da DCtech.

No próximo artigo sobre o tema, vamos iniciar com vocês a discussão sobre liderança. Espero que vocês me acompanhem nessa caminhada!

Artigos relacionados:

Qualidade