Blog

O que considerar ao comprar um equipamento para o laboratório?

Os dois lados da moeda

Observamos de perto duas realidades:

  • como distribuidora de equipamentos, a DCtech, avaliamos cada especificação técnica do equipamento ao selecionar os fabricantes que iremos representar. Pensamos em seus atributos como qualidade, durabilidade e facilidade de manutenção, buscando oferecer um pós-venda tranquilo para nossos clientes.
  • como laboratório de análises, o Zay, alguns fatores avaliados são semelhantes, porém ainda outros são considerados: velocidade, consistência e capacidade de funcionamento constante, pois temos intensas rotinas de análises em dois turnos de analistas. Também avaliamos o espaço que o equipamento ocupa na bancada.

O valor da produtividade

Não sei quais pontos adicionais você avalia ao pesquisar o equipamento ideal para sua necessidade, mas percebemos algumas sutilezas que traduzem na prática o ditado “o barato sai caro”.

Fizemos alguns comparativos entre alguns produtos de testes físicos como Durômetro, Friabilômetro e Desintegrador da marca Logan x Concorrentes nacionais e compartilhamos com vocês algumas considerações:

  • Ao comparar o produto, tente vê-lo pessoalmente, preferencialmente em funcionamento. As diferenças observadas nas informações técnicas, como material de composição não são tão perceptíveis em uma foto de catálogo. Solicite ou faça uma visita técnica antes de investir em um novo produto.
  • Um fator intangível inicialmente, mas que traz sérios impactos nas rotinas de análise, é como um equipamento menos robusto pode afetar a produtividade do laboratório. Ao comparar-se apenas valor e características técnicas, não se consegue prever o tempo que o produto ficará fora de uso ao necessitar uma manutenção ou mesmo substituição. Não raramente, vemos equipamentos tomando espaço na bancada e atrasando fluxos de análise por estar fora de operação.
  • A facilidade de operação e geração de relatórios também é um ponto relevante, pois impacta diretamente no tempo investido pelo analista para registrar os resultados obtidos no equipamento.

Considerando todos esses fatores e as experiências nos dois universos que transitamos – venda e manutenção de equipamentos, rotina diária de laboratório – notamos que o fator preço não deve ser o principal a ser considerado.

Antes de escolher o equipamento que ocupará a bancada e o dia a dia de seus analistas, pesquise, teste, converse com pessoas que já operaram e pondere todas essas questões que abordamos.

Esperamos que essas dicas te ajudem a tomar a melhor decisão.

Desintegrador, Durômetro, Equipamentos para laboratório, Friabilômetro, Testes farmacêuticos