Blog

Indústria 4.0: Aumentando sua produtividade na dissolução

Falando de indústria 4.0, chegamos ao limite do atendimento ao cliente: aliando tecnologia digital, alta produtividade e customização. Nos laboratórios de P&D e controle de qualidade das indústrias farmacêuticas e veterinárias, essa revolução também chegou, principalmente, para aumentar a sua produtividade na dissolução.

  • Chegou na forma de aumento de produtividade através de equipamentos automatizados.
  • Chegou na forma de economia de espaço de bancada com equipamentos que realizam diversas funções.
  • Chegou para desafiar o óbvio e o padrão e mostrar que a capacidade humana deve ser aplicada em análise e conhecimento, não em trabalhos operacionais que equipamentos podem fazer pelo homem.
  • E, investindo na modernização, chegamos também em pouco tempo em grandes economias financeiras.

A Logan Instruments é conhecida principalmente nos EUA e Ásia como uma empresa inovadora, que trabalha para resolver problemas complexos e gerar produtos de alta tecnologia para atender requerimentos de pesquisa dos seus clientes ou regulatórios do FDA.

 

Automatização na dissolução

Essa inovação tecnológica chegou ao Brasil para incentivar aqueles laboratórios que querem diminuir o trabalho operacional, liberando lotes rapidamente, do processo de dissolução.

Para esses laboratórios de controle de qualidade, uma gama completa de produtos que vão de dissolutores automáticos de 12 cubas , que podem rodar 4 lotes de produtos ao mesmo tempo, a Lavadores de Cubas e Repositores de Meio. Estes equipamentos tornam desnecessário o gasto de tempo de técnicos e analistas de laboratório em lavagem de cubas, preparação e aquecimento de meios de dissolução e coleta de amostras de dissolução.

Para os laboratórios de P&D, a Logan Instruments trouxe um equipamento revolucionário: um dissolutor de 12 cubas, com coleta automática, que pode ter até 3 zonas de controle de velocidade, com 4 cubas em cada, de forma que o desenvolvimento de metodologias analíticas possa ser realizado de forma mais rápida e confiável, já que as demais condições permanecem as mesmas.

A maioria das empresas de medicamentos genéricos precisa provar similaridade com drogas de marca, desenvolvendo suas formulações e comparando-as com as referências. Qual é a melhor maneira de comparar dados de dissolução lado a lado? O banho de 12 posições é perfeito para esta aplicação. A Logan Instruments é atualmente o único fabricante deste tipo de banho de dissolução.

Além disso, para um melhor desenvolvimento tanto da formulação farmacotécnica do medicamento quanto para o método de dissolução ótimo, a Logan Instruments apresenta a possibilidade desse mesmo dissolutor ter câmeras individuais para cada uma das cubas que fotografam e filmam a dissolução do comprimido ao longo do tempo.

Para o método USP I, a câmera fica dentro da haste, de modo que o comprimido seja observado dentro do cesto. para o método USP II, a câmera fica na base da cuba, filmando e fotografando os comprimidos de baixo para cima. Confira esse equipamento inovador nesse link!

Ainda com relação à economia de espaço de bancada e custo, o dissolutor de 12 cubas ajuda os clientes a reduzir seu orçamento quando um laboratório compra uma unidade em vez de duas unidades separadas, o que também significa menos manutenção. O custo do dissolutor de 12 cubas fica 30% abaixo do que se o cliente fosse comprar dois dissolutores menores, ocupando 42% a menos de espaço de bancada.

Entre em contato conosco para conhecer mais e estar um passo à frente nessa tecnologia!

Artigos relacionados:

Dissolutores, Novidades, Testes farmacêuticos