Blog

Gestão da qualidade e segurança dos dados em seu laboratório

A gestão da qualidade certamente é um alvo em seu laboratório, seja para chegar a maiores níveis de controle ou para manter a excelência, correto?

Dentro desse tema, passamos pela gestão, qualidade e integridade dos dados – tanto das análises, quanto dos procedimentos e registros da qualidade.

Aqui na DCtech e no ZAY, laboratório do grupo que foi “REBLADO” recentemente, usamos o Effivalidation como uma importante ferramenta de qualidade. Desenvolvido para laboratórios, o software está perfeitamente integrado às necessidades de controle diários em cada área interna.

Para te inspirar e auxiliar a visualização das funções, vamos te contar como usamos e a diferença que fez por aqui:

Confiabilidade do processo de gestão da qualidade:

Sem o Effivalidation, organizávamos os POP’s, registros de qualidade, reclamação de clientes e listas mestras em planilhas Excel e documentos distribuídos em diferentes diretórios e pastas nas redes internas, gerando dificuldades ao encontrar os arquivos e insegurança sobre a sua integridade – acessos e capacidade de edição ou exclusão.

Embora empenhados para manutenção dos controles, o esforço envolvido de toda a equipe era muito grande e havia maior margem para erros humanos.

Hoje, com todos os dados organizados no módulo Documentos do Effivalidation, conseguimos relacionar os POP’s, contratos e políticas, dar poderes de visualização ou edição para cada membro da equipe e rastrear as atualizações, confiamos mais no processo!

Tratamento de queixas de clientes e pesquisa de satisfação

Com o software, conseguimos estruturar de forma produtiva o tratamento de solicitações, sugestões e reclamações de clientes e nossas pesquisas de satisfação. A documentação e o tratamento individual são atribuídos à equipe conforme determinado no POP e, com a consolidação dos dados, conseguimos acompanhar nossos níveis de satisfação de forma contínua.

Não conformidades e ações preventivas podem ser gerenciadas nos módulos Desvios e CAPA, assim como os treinamentos, no módulo Treinamentos. Todos os módulos são referenciáveis, tornando os documentos relacionados entre si de fácil acesso. Dessa forma, uma reclamação de cliente pode gerar uma não conformidade e uma ação preventiva, anexando documentos em cada um dos registros de forma que tudo esteja evidenciado e facilmente verificado em uma auditoria.

Tempo e Produtividade

Além de os processos serem mais confiáveis e fáceis de executar, o uso do software nos ajudou a fazer todos esses controles de forma mais rápida, tornando a gestão de qualidade um assunto mais leve para toda a equipe. Os funcionários participam da gestão sem que isso tome muito tempo de suas outras funções internas.

Não queremos mais planilhas, pastas e arquivos perdidos no processo por aqui! Recomendamos o uso do Effivalidation, software desenvolvido para essa função. 

Além da gestão da qualidade, o software auxilia ainda a equipe de validação de métodos e a administração geral do laboratório ou mesmo aqui da DCtech.

Saiba mais sobre o Effivalidation.

Artigos relacionados:

Effivalidation, Laboratório, Qualidade