Blog

Aplicações de Osmometria de ponto de congelamento

Osmometria de ponto de congelamento é um método rápido e confiável para determinar a osmolalidade de várias soluções.

Em combinação com o pequeno tamanho da amostra requerida e o procedimento simples de medida é o método preferido para análise laboratorial na indústria e na universidade. Veja alguns usos comuns:

aplicações para Osmometria

 

Detalhamos a seguir duas aplicações:

Analises de bebidas isotônicas

Bebidas isotônicas estão se tornando mais e mais populares entre atletas profissionais e amadores. Devido à sua composição especial, os nutrientes e minerais que os compõem podem ser rapidamente reabsorvidos, permitindo uma recuperação rápida depois de uma atividade esportiva exaustiva.

Por outro lado, bebidas não isotônicas como colas normais e cervejas precisam ser diluídas no intestino antes da adsorção. Dessa forma, as bebidas têm um efeito desidratante. Como a osmolalidade da solução é a característica crítica nesse contexto, um teste exato é necessário. Para essa determinação, o K-7400S Semi-micro Osmômetro é perfeitamente adequado, porque trabalha independentemente da composição da amostra.

Dessa forma, bebidas tão diferentes quanto refrigerantes açucarados, suas contrapartidas sem açúcar, cervejas alcóolicas ou não- alcóolicas e muitas outras, podem ser analisadas. Isto garante um método rápido e confiável tanto para controle de qualidade quanto para comparar diferentes bebidas com relação ao seu potencial efeito benéfico.

 

osmometria de ponto de congelamento - isotonicosAnálise de diversas bebidas isotônicas e não isotônicas.

Seis tipos diferentes de amostras de bebidas isotônicas e não isotônicas foram analisados usando o K-7400S Semi-Micro Osmômetro. Todas as bebidas que são anunciadas como isotônicas, tem valores de osmolalidade dentro da faixa de 300 mOsmo/kg +- 10% (barra cinza). Com esses resultados, elas se encontram dentro da faixa especificada pela Autoridade Européia de Segurança de Alimentos para bebidas isotônicas. Por outro lado, um refrigerante ou cerveja alcóolica exibem osmolalidades bem mais altas.

 

 

 


 

Análise de soluções isotônicas de infusão

Três soluções de infusão comumente utilizadas foram analisadas quanto à sua osmolalidade. Todas estavam no intervalo de osmolalidade do plasma humano (290 +- 10 mOsmol/kg) e por isso são adequados para terapia. A solução fisiológica salina também é utilizada para inalação, enxágue ou colírio. A osmolalidade correta é, da mesma forma, crucial para esse tratamento.

 

Controle de Qualidade de soluções farmacêuticas

Soluções de infusão, mas também soluções para uso externo como colírios e soluções de enxágue tem que ser isotônicas para garantir o bem-estar físico do paciente. Portanto é necessário um controle de qualidade rigoroso. O K-7400S permite uma análise rápida dessas soluções e provê resultados confiáveis até mesmo para pequenos volumes de amostras.

Graças ao grande intervalo de medição, soluções de alta osmolalidade podem ser analisados.

Essas são algumas idéias de aplicação das analises de osmometria. Qual a sua? Deixe seu comentário abaixo!


Artigos relacionados:

Osmômetro