Blog

O princípio da cromatografia de purificação contínua SMB

Como funciona a técnica de Leito Móvel Simulado

O processo de cromatografia de purificação contínua, também conhecida pelo seu termo em inglês Simulated Moving Bed (SMB) ou, em português, Leito Móvel Simulado, permite a separação de misturas binárias através de contra-correntes simuladas entre as fases sólida e líquida. Esta simulação é realizada através de colunas cromatográficas arranjadas em série na forma de anel. Um  fluxo de  eluente circula através desse anel de colunas. Duas entradas (alimentação e eluente) e duas saídas (extrato – vermelho e refinado – azul) definem quatro zonas de separação. Ao se alimentar amostra de forma contínua e, de forma sincronizada, mudar as colunas na direção contrária do fluxo do eluente, atinge-se uma contra-corrente entre as fases sólida e líquida, resultando em uma alta pureza para ambas frações alvo.

O movimento da fase sólida é atingido através da mudança simultânea de sete válvulas de multi-posições (AZURA® SMB) ou uma válvula central de multi-posições (antigo KNAUER SMB, CSEP®). A maior parte do eluente é continuamente  circulado no sistema, tornando necessária somente a substituição de uma pequena quantidade que é removida no extrato e refinado, permitindo desta forma economias de  até 90% de eluente em comparação com o processo em batch. Devido a contra-corrente simulada, a fase estacionária é significativamente melhor utilizada com a técnica leito móvel simulado (SMB) de  quando comparada a técnica em batch. O número de pratos teóricos também pode ser menos importante, tornando possível o uso de tamanhos de partículas maiores e de menor custo para a fase estacionária.

Como o AZURA® SMB funciona

Configuração do sistema:

Os sistemas AZURA® SMB – Leito móvel simulado padrão consiste em quatro bombas e sete válvulas multi-posições. Os dispositivos são arranjados como se segue:

  • Três bombas (Extrato, Refinado, Eluente) são colocados dentro do circuito SMB.
  • A bomba de alimentação é colocada fora do circuito SMB.
  • Quatro válvulas são colocadas como saídas de bomba.
  • Três válvulas são colocadas como entradas de bomba. A bomba de alimentação não está conectada a uma válvula multi-posições.

Devido a esta configuração o sistema SMB pode ser usado de forma muito flexível para diferentes tipos de modos de separação. Além de proverem uma estabilidade de processo, os sistemas AZURA® SMB superam qualquer outro sistema de Leito Móvel Simulado do mercado, em termos de flexibilidade de material e configuração e pressão de trabalho utilizável.

Artigos relacionados:

HPLC, SMB