Blog

Aplicação | Limpeza de amostras de azeite por GPC

Limpeza da amostras por GPC automatizada com o uso de software em tablet Mobile Control

Antes de muitos procedimentos de análise, os componentes interferentes nas amostras devem ser removidos. A preparação manual de amostras com base na Cromatografia de Permeação em Gel (GPC) requer muito trabalho e consome bastante tempo. A automação do método de Limpeza da amostras por GPC AZURA economiza muito recurso humano e de tempo. Além disso, a reprodutibilidade e a qualidade da limpeza são aumentadas. Após o carregamento da amostra, o sistema dedicado processa automaticamente até 15 amostras. O software de baixo custo Mobile Control oferece uma interface de usuário otimizada para o toque para controle intuitivo do dispositivo diretamente no sistema.

O que é Limpeza da amostras por GPC?

O método de limpeza de amostras por GPC AZURA (GPC Cleanup) é empregado principalmente para realizar tarefas gerais de limpeza em uma ampla gama de matrizes de amostras, como alimentos, tecidos, plantas e amostras ambientais. A separação dos componentes ocorre de acordo com o seu tamanho molecular e forma devido ao tamanho de poro heterogêneo da fase sólida. O material da coluna age como uma peneira molecular. Substâncias altamente moleculares, tais como lípidos e proteínas, interferindo com a análise subsequente, como de pesticidas, são eficientemente removidos.

Layout do Sistema de Limpeza da amostras por GPC

O sistema possui 15 loops de amostra controlados por duas válvulas de multiposição de 16 portas. A guia de tubulação GPC classifica os tubos de saída provenientes da válvula de coleta de frações. Os loops de amostra enrolados são armazenados em uma bandeja com sistema de drenagem e são facilmente acessíveis para inspeção e substituição.
Com uma válvula multiposição adicional, 15 frações e descarte podem ser coletados. Todas as válvulas de multiposição e a válvula de injeção manual estão integradas em um compacto Assistente AZURA® ASM 2.1L. A eluição de substâncias/ padrões separados é monitorada por um detector UV variável de comprimento de onda único. Um segundo assistente abriga o pequeno detector, a bomba do sistema com um sensor de pressão e uma válvula para contornar a coluna GPC ou selecionar entre duas colunas.

A aplicação apresentada está de acordo com os métodos internacionais estabelecidos para determinar os resíduos de pesticidas:

• Método 984.21 – AOAC international
• Método SW-846 3640A – Agência de Proteção Ambiental dos EUA
• AEN 12393 e EN 1528 – Norma Europeia
• L 00.00-34 Método de acordo com o §64 LFGB (anteriormente § 35 LMBG)

Controle do Sistema de Limpeza da amostras por GPC

O Sistema de Limpeza de Amostras por GPC é operado com o software de baixo custo Mobile Control. A interface de usuário touchscreen é simples, organizada e otimizada, e é executada em um tablet montado diretamente no sistema. Ele reconhece automaticamente os dispositivos e o sistema está configurado dentro de alguns toques do seu dedo. Devido à disposição em blocos funcionais, como entrega de eluente, injeção de amostra, detecção e coleta de frações, os programas são criados rapidamente com um número mínimo de cliques.

Limpeza de amostras de azeite por GPC

Cromatograma do padrão de calibração US EPA método 3640A contendo: 1) Matriz de óleo de milho, 2) Bis- (2-etilhexil) ftalato, 3) Methoxychlor, 4) perileno

O gráfico mostra o cromatograma do padrão de calibração por GPC que eluiu com ciclo-hexano/ acetato de etila (1:1, v/v). Os três pesticidas detectados foram separados na linha de base e puderam ser identificados facilmente.

2
Cromatograma da amostra de azeite, contaminado com pesticidas: 1) Matriz de azeite, 2) Bis- (2- etilhexil) ftalato, 3) Methoxychlor, 4) Perileno

O próximo cromatograma mostra o perfil de eluição de uma amostra de azeite contendo diferentes tipos de pesticidas. Pode ser observado que todos os pesticidas foram detectados com o método US EPA 3640A. Em comparação com a medição da solução padrão, a amostra contaminada mostrou menos efeitos de matriz. Isso significa que todos os elementos moleculares que interferem na análise foram removidos durante a limpeza. A recuperação para todas essas classes de compostos é superior a 70%.

Conclusão

A preparação e limpeza de amostras por GPC é uma ferramenta útil para separar pequenas quantidades de moléculas alvo de espécies de alto peso molecular. O Sistema de Limpeza de amostras por GPC AZURA® automatiza a preparação de amostras e diminui o tempo gasto com manuseio manual. Amostras com as mais diversas matrizes podem ser processadas rotineiramente sem nenhuma dificuldade. A disposição dos 15 loops de amostra e um loop de lavagem evita a contaminação cruzada, permitindo assim um procedimento robusto de preparação de amostras.

Artigos relacionados:

Aplicação, HPLC, Software , , ,