Blog

Solução de Problemas HPLC | Picos HPLC não aparecem ou são muito pequenos

Problema nº 8: Picos HPLC não aparecem ou são muito pequenos

Eventualmente, os picos HPLC de sua análise não aparecem ou são menores do que o esperado. Nesse caso, você pode recorrer às hipóteses e soluções que listamos abaixo:

Causa provávelSolução do problema
1. Lâmpada do detector desligada.Ligue a lâmpada.
2. Fio solto ou rompido entre o detector e o computador.Verifique as conexões elétricas.
3. Sem fluxo de fase móvel.Inicie a bomba. Verifique o nível de fase móvel nos reservatórios. Verifique o fluxo através do sistema. Examine o tubo de carregamento da amostra para verificar se há obstrução ou ar. Certifique-se que os componentes da fase móvel são miscíveis e a fase móvel foi apropriadamente degaseificada. Verifique o sistema por conexões soltas. Verifique se há vazamentos na bomba, formação de cristais de sal ou barulhos estranhos. Troque os selos da bomba se necessário. Desconecte a tubulação na entrada da coluna. Verifique o fluxo. Purgue a bomba a alta pressão (por exemplo, 5mL/ min), purgue o sistema se necessário (cada cabeçote da bomba separadamente). Se o sistema tem válvula de retenção (check valve), afrouxe a válvula para deixar o ar sair. Se o problema persistir, lave o sistema com !00% de metanol ou isopropanol. Se o problema ainda persistir, entre em contato com o fabricante.
4. Sem amostra ou amostra degradada.Certifique-se que os vials no amostrador automático tem líquido suficiente e que a válvula do injetor está funcionando bem. Avalie o desempenho do sistema com um padrão recentemente preparado para confirmar a amostra como fonte do problema
5. Configurações muito altas no detector ou software.Verifique atenuação ou configurações de ganho.

 

Confira também os posts detalhados que estamos fazendo dos outros problemas do guia em nosso blog nesse link.


HPLC, Troubleshooting HPLC