Blog

Seringa Eletrônica e-Vol: otimização e utilização

Seringa Eletrônica e-Vol: Exatidão e Reprodutibilidade

A seringa eletrônica e-Vol traz uma forma única de simplificar processos no seu laboratório enquanto mantém, ou mesmo melhora, a reprodutibilidade e exatidão dos seus resultados. A seringa eletrônica e-Vol usa tecnologia avançada para garantir que o volume de líquido dispensado é preciso e exato para que se possa atingir o nível máximo de exatidão possível.

Calibração da Seringa Eletrônica e-Vol

Cada seringa do e-Vol pode ser calibrada. Veja como é fácil:

  • Comece a calibração abrindo a planilha de Excel inclusa no CD que vem junto com o equipamento;
  • Entre na planilha com o volume de calibração que será usado e a densidade do líquido de calibração, bem como a temperatura do ambiente de teste;

Atenção: ao usar-se o volume máximo da seringa na calibração, os resultados serão mais exatos!

  • Depois de configurar o volume a ser aspirado e a velocidade de aspiração no e-Vol, aspire o líquido de calibração na seringa;
  • Limpe a parte externa da agulha com um tecido sem fiapos, certificando-se que nenhuma gota de líquido permanece na ponta da seringa quando for pesar o líquido dispensado;
  • Pese o líquido dispensado em uma balança com precisão de pelo menos 4 casas decimais;
  • Anote o peso da calibração e coloque esse peso na planilha;
  • Repita esse procedimento 10 vezes;
  • Inclua no e-Vol o volume médio dispensado informado na planilha, para permitir o cálculo do fator de calibração.

Segurança dos dados na Seringa Eletrônica e-Vol

Com a seringa analítica digital, as configurações podem ser protegidas por usuário, para limitar o acesso de usuários secundários. Uma vez que a senha foi configurada, ela deve obrigatoriamente ser informada para que acesso seja dado às telas restritas, evitando que usuários possam alterar as opções de proteção, uma vez que configuradas. Para configurar uma senha no seu e-Vol, siga os passos abaixo:

  • Coloque a opção Pass. Protect em ON e pressione Save;
  • Coloque a senha desejada na tela de proteção usando a barra de rolagem e pressione Save para gerar a senha.

Uma vez colocada a senha, ela será requisitada toda vez que uma tela protegida seja acessada.

Para maior rastreabilidade para o usuário, uma identificação única pode ser determinada para cada seringa para permitir que usuários possam separar diferentes seringas com capacidades semelhantes para diferentes solventes. Usando a tela alfanumérica e a barra de rolagem, entre com sua identificação desejada.

Você pode usar a identificação única escrita em cada seringa, ou você pode nomear as seringas como quiser. O e-Vol pode melhorar e simplificar seu fluxo de trabalho. 

Preparo de amostra com SPE com a Seringa Eletrônica e-Vol

Nesse exemplo,  um processo de preparação de amostra com extração de fase sólida muito comum, chamado normalmente de SPE, é demonstrado. Acompanhe pelo vídeo a demonstração.

  • Primeiro, o microcartucho integrado de SPE é condicionado com metanol, seguido por água deionizada. Este processo condiciona a fase estacionária do cartucho de SPE e agora a amostra pode ser carregada.

A amostra de suco de groselha preta é aspirada a uma vazão pré-determinada e número do ciclos. O e-Vol é ideal para desenvolvimento de metodologia de SPE, já que é um processo dependente da vazão.

  • O cartucho é agora lavado para remover qualquer material não ligado. A rotina de enxágue é pré-determinada por otimização de método.
  • Finalmente, o material ligado é eluído usando-se metanol.

O e-Vol introduz confiabilidade, eficiência na preparação de amostras. É simples de programar e remove erro inter-operadores.

Uma vez que a preparação de amostra é terminada, as agulhas do e-vol de aço inox permitem a injeção direta no septo do instrumento requerido.

Dependendo dos requerimentos de injeção, a velocidade de injeção pode ser aumentada ou diminuída, conforme necessidade. Para uma maior velocidade de injeção, aumente o tamanho da seringa para diminuir o tamanho da batida. O e-Vol controla a velocidade e força o volume de injeção, mantendo a exatidão dos resultados, independentemente do usuário.

Titulações com a Seringa eletrônica e-Vol

Titulações também se tornam um processo simples usando-se e-Vol. O e-Vol pode ser regulado para soltar gotas a velocidades muito baixas por horas seguidas. Uma tarefa difícil de ser completada de forma manual. Além disso as gotas podem ser interrompidas e o o volume que resta na seringa pode ser calculado automaticamente. É ótimo para aspirar e dispensar quantidades desconhecidas de líquido.

Agora você está pronto para levar o uso da sua seringa e-Vol para o outro nível, mantendo exatidão e reprodutibilidade de resultados. O e-Vol está conforme os mais estritos padrões de qualidade internacionais para laboratórios.

Com a seringa eletrônica e-Vol, todo mundo pode ser um expert no manuseio de líquidos!            

Aplicação, CG | Cromatógrafo Gasoso, Especificidade / Seletividade, Laboratório, Parâmetros da validação analítica, Precisão, Qualidade, Tutoriais , , , , , , ,